METODOLOGIA AIÓN

Uma abordagem integrativa entre corpo, energia e psique.

O método AIÓN baseia-se em quatro eixos teóricos fundamentais

A Essência do método

Acesse o PDF com os detalhes do método Aión de Psicomotricidade clicando no botão abaixo.

Entenda o método

A Aión Formação em Psicomotricidade tem em sua essência formativa a ciência da Psicomotricidade e, a partir dela, a criação de uma metodologia inédita de investigação, avaliação e intervenção terapêutica no âmbito da Psicomotricidade. O método está embasado nos estudos psicoenergéticos, psicodinâmicos, na sensopercepção e na Ontologia do Ínfimo, conceito criado, a partir das potências minúsculas do corpo – os afetos. Esse é um conceito inédito desenvolvido ao longo do trabalho como Psicomotricista com crianças.

Assim, o uso e o manejo da técnica não se sobrepõem à criação e à liberdade. O método leva em consideração a construção das narrativas simbólicas e os mínimos estados da percepção no processo formativo, uma espécie de polir a grandiosidade da percepção para encontrar as pequenas percepções, o que favorece uma observação acurada para as modulações tônico energéticas ao nível das microexpressões corporais, e nos estados de microregulação Psicomotora, o que exige do Psicomotricista uma atitude atenta e sutil à comunicação da linguagem não verbal. Esses pressupostos foram criados em nossas primeiras experiências formativas.

A essência do Método Aión, embora esteja embasada em conhecimento científico, favorece o despertar para a delicadeza e o estado da arte o que favorece o olhar atento e sensível para a fenomenologia das pequenas percepções.
A essência do método está em profunda conexão com a leitura e a decodificação singular da expressividade psicomotora a partir da análise do “Como eu” expresso, considerando toda forma de expressão: o tom da voz, a postura corporal, o gesto, o contato visual, qualidade emocional da expressão corporal. A intenção da formação é capacitar o Psicomotricista para intervir no manejo da técnica, de modo a flexibilizar e integrar as defesas corporais inconscientes, permitindo um acompanhamento e uma intervenção psicomotora que respeite todo o percurso do desenvolvimento psicomotor, proporcionando maior integração na relação esquema e imagem corporal.

Conexões metodológicas:

O método tem como orientação a decodificação dos processos psicodinâmicos e energéticos do desenvolvimento psicomotor e apresenta ênfase na infância e nas fases da libido no sentido freudiano e no pensamento funcional reichiano. O método permite uma compreensão simples dos processos de intervenção do Psicomotricista , tanto ao nível simbólico e imaginário da expressão psicomotora pela via do brincar, do jogo e pela expressão espontânea, quanto num outro nível de intervenção corporal, seja pelo toque direto e indireto no músculo, seja pelo toque nas articulações no sentido de contenção, borda, fronteira, ou seja pela flexibilização e integração das defesas corporais
da expressividade simbólica.

Caminhos de constituição do Método Aión

O método Aión de Psicomotricidade foi criado e desenvolvido pelo Psicomotricista Marcelo Antunes. O que levou à sua criação foi a necessidade de sistematização da organicidade do pensamento clínico psicomotor no processo formativo sobre o corpo e os processos subjetivos, inerentes à corporeidade. Percebe-se que muito cedo o ‘corpo conta a sua história. No início, houve a influência do pensamento transdisciplinar e holístico, sobretudo da minha formadora em Psicomotricidade, Martha Lovisaro, que teve uma contribuição incalculável na minha formação como Psicomotricista . Lentamente foram criadas as pontes com o pensamento da Filosofia da Diferença, sobretudo pelo conceito da imanência. Cabe evidenciar que, no início da fundamentação do Método Aión, fui buscar conexão com o conceito de tempo, assim descrito pelo pensador pré-socrático Heráclito de Éfes. A respeito do conceito de Aión, nomeado por esse pensador em suas obras completas: “O tempo Aión está na gênese do tempo, uma criança brincando, um reinado de infância”, que dá nome a metodologia formativa.

Essa interpretação do conceito de tempo está presente na organicidade do método. Esse caldeirão filosófico inicial ajudou a criar as bases epistemológicas do método.

Fui absorvido pelo pensamento freudiano, sobretudo pelos estudos metapsicológicos e econômicos da Psicanálise. Desse modo, o encontro com o pensamento funcional reichiano veio em direção aos estudos psicoenergéticos.

Também houve a influência do conceito de couraça muscular de Reich. O conceito inédito da ontologia do ínfimo nasceu de um estado de curiosidade para as potências minúsculas do corpo, os afetos e para as pequenas percepções durante as sessões de Psicomotricidade regulares na educação infantil, incluindo o berçário com bebês (quatro a onze meses de idade), durante o trabalho de mais de quinze anos acompanhando bebês e crianças na educação infantil, além de evidências e achados clínicos. O método traz uma aproximação poética com a estética do mato-grossense Manoel de Barros, sobre o ínfimo.

Todos que estudam a formação em Psicomotricidade clínica, inclusive pelo viés da Abordagem Psicomotora no Trauma (APT) trazem consigo o Método Aión de Psicomotricidade, e são beneficiados pela essência do trabalho formativo realizado.

Inscrições e Contato

Para inscrições e mais informações, entre em contato:

(21) 9 8437-8447

aionpsicomotricidade@gmail.com

(21) 9 8437-8447

aionpsicomotricidade@gmail.com

Menu