APT é uma abordagem terapêutica centrada no corpo, que valoriza a suavidade, uma postura amorosa e a atenção às sutilezas da comunicação não verbal. Por meio da rematrização da experiência corporal e da construção de narrativas simbólicas, focada na resolução de traumas complexos e de desenvolvimento. Essa metodologia nasceu da ciência da psicomotricidade e foi desenvolvida pelo psicomotricista Marcelo Antunes.
O programa completo de formação no método da Abordagem Psicomotora no Trauma (APT) é composto por três níveis: Iniciante (Teórico/Prático), Intermediário (Dissociação Psicomotora no Trauma – DPT) e Avançado 1 e 2 (Somato-Emocional).
O módulo iniciante será realizado em 4 dias, distribuídos em dois finais de semana alternados. Os módulos intermediário (on-line) e avançado 1 (presencial) e 2 (on-line) serão realizados em um único final de semana cada.
Observação: O intervalo entre cada módulo será sempre de 30 dias.
Algumas adaptações e mudanças de cronograma podem ocorrer, quando necessário, dependendo das características e da agenda dos respectivos módulos. No total, a formação tem 125 horas/aula, divididas entre exposições teóricas, atividades práticas e supervisão clínica.
Nesse módulo de Dissociação Psicomotora no Trauma –DPT exploraremos as nuances encontradas na Clínica do Trauma frente a quadros complexos e difíceis de traumatização, incluindo reações de luta e fuga, imobilidade tônica, instabilidade psicomotoras e quadros dissociativos e evitativos frente à experiência traumática:
As práticas são feitas entre os formandos após as demonstrações dadas. Assistentes com experiência na aplicação do método APT auxiliam nessas atividades, propiciando um ambiente seguro e protegido aos formandos.
Para a habilitação na APT, é necessário que o formando faça pelo menos 20 horas de supervisão.
Para inscrições e mais informações, clique abaixo:
A Aión Psicomotricidade é chancelada pela Associação Brasileira de Psicomotricidade – ABP